Busca de Produtos



PRODUTOS
Transferência de Calor por Convecção Livre e Forçada
Cód.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A convecção é um dos três tipos básicos de transferência de calor. Em todo este processo o fluido é movido de zonas quentes para zonas frias.
Mais Detalhes do Produto

O painel de controle contém indicadores digitais para medição de temperatura, controle de energia e velocidade do ventilador com instrumentos apropriados. A velocidade do ar é medida com o anemómetro portátil.

A transferência de calor por condução e convecção livre ou forçada, forma a base da maioria dos trocadores de calor industriais e equipamentos relacionados. A medição e previsão de coeficientes de transferência de calor para tais circunstâncias é realizado no trocador de calor, através do estudo dos perfis de temperatura e fluxo de calor em um duto de ar com superfícies de transferência planas e estendidas associadas.

O duto vertical é construída de modo que a temperatura do ar e a velocidade pode ser medido facilmente, e uma variedade de módulos plug-in de superfícies sólidas aquecidas de dimensões conhecidas podem ser conectadas ao duto para um estudo detalhado.

Um ventilador de velocidade variável e controlável através de controlador, situado na parte superior do duto, fornece a corrente de ar para as experiências de convecção forçada e para convecção livre. O ar aquecido sobe da parte inferior para a parte superior do duto.

O Painel de Controle permite a medição de temperatura, controle de potência e de velocidade do ventilador com a instrumentação adequada. A medição de temperatura, tem uma resolução de 0.1oC. Os sensores de temperatura do tipo termopar ou PT100, medem a temperatura do ar na parte inferior e superior da superfície e a temperatura na superfície de transferência de calor. Uma sonda adicional permite se monitore a distribuição de temperatura ao longo das superfícies estendidas (aletas) ou pinos.

A velocidade do ar é medido com o anemómetro e indicado através de um display. O circuito de controle de potência fornece uma saída continuamente variável, elétrica de 0-100 ou 300 W (dependendo da versão do equipamento) com leituras diretas.

Usando a instrumentação fornecida, coeficientes livre e forçada de transferência de calor por convecção pode ser determinada por 03 (três) tipos de superfície:

1. Uma superfície plana


2. Um conjunto de cilindros/pinos (dissipador de calor pinos)

3. Um conjunto de aletas (dissipador de calor aletadas)

 

Cada módulo pode ser usado de forma independente no duto, para estabelecer coeficientes de convecção natural para orientação horizontal.

•   Demonstração da relação entre a entrada e a temperatura da superfície em convecção natural. 


•   Demonstração da relação entre a entrada e a temperatura da superfície em convecção forçada 


•  Demonstração da utilização de superfícies estendidas para melhorar a transferência de calor a partir da superfície. 


•   Determinar a distribuição de temperatura ao longo uma superfície alargada. Comparação de uma placa plana horizontal e vertical em convecção natural 


•   Todas as medições/ configurações do equipamento podem ser feitas sem o computador. 


•   Através de acessórios que acompanham o produto, é permitido aquisição de dados via computador.